sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TOXOPLASMOSE, Doença do Açougueiro


A Toxoplasmose é uma doença parasitária grave produzida por um protozoário do gênero Toxoplasma. O termo Toxoplasma foi criado em 1908-1909 pelo bacteriologista francês Charles Jules Henri Nicolle (1866-1936) que classificou a espécie Gondii, causadora da Toxoplasmose humana.

A forma mais comum de infecção por Toxoplasma gondii instala-se sem sintomas perceptíveis. Nas demais pessoas infectadas, as manifestações clínicas podem ser várias e bem diferentes. Por exemplo: problemas respiratórios, rinofaringite, pneumonias, meningencefalite, sintomatologias similares às da febre maculosa, hidrocefalia por contaminação congênita, dores musculares, miocardite, distúrbios hepáticos ou esplênicos, tumefações ganglionares abdominais ou hílares, e, muito mais freqüentemente, o trinômio: corrioretinite, calcificações cerebrais além das reações sorológicas positivas. (Fonte: Mirador Internacional)

O Toxoplasma gondii está amplamente disseminado mundo afora. O ser humano vive cercado por muitas e variadas fontes desta infecção. 
A transmissão pode ocorrer através de inúmeras formas: congênita; acidental (ex: em laboratório); por mordida de animal; por contato direto (saliva, beijo, relações sexuais, secreção nasal, secreção ocular, fezes, urina), por ingestão de carne (porco, vaca, galinha, coelho, pato); por ingestão de leite animal ou leite materno; por inalação; através de helmintos; por transfusão de sangue; através de insetos artrópodes como o carrapato, o percevejo, o ácaro, a mosca, a barata, a pulga, o triatomíneo. (Fonte: Mirador Internacional)

Eis porque a Toxoplasmose é conhecida como a “Doença do Açougueiro”.  Os açougueiros lidam com carne crua e, até há pouco tempo, não protegiam suas mãos, ou suas mucosas. Assim, estes profissionais dispõem de infinitas possibilidades de contaminarem-se cada dia do seu dia a dia. 

Percebemos, então, que fontes de contaminação estão em muitos animais selvagens (a caça, em geral), mamíferos ou aves, além de todos os animais domésticos. Portanto, acusar os felinos como sendo os transmissores da Toxoplasmose não é apenas uma leviandade por falta de conhecimento como, também, a demonstração de forte preconceito contra os mesmos.

Mais fácil é adquirir a Toxoplasmose em casa, no barzinho ou no restaurante, por ingestão de alguma carne mal assada ou de um ovo cru ou mal cozido.  Moscas e baratas (as, últimas, também, transmissoras da Entamoeba coli) estão presentes em nossos lares, nas ruas, nas escolas, nos museus, nos locais de trabalho, nos restaurantes e bares, e, até, no campo, local considerado propício à vida saudável...

Concluímos com um beijo. Ou, melhor, beijos. Inocentes, amigos, carinhosos, amorosos, voluptuosos, arrebatadores...

Silvia Vannucci Chiappori


Nenhum comentário:

Postar um comentário