quinta-feira, 28 de abril de 2011

FÁTIMA, AINDA. A REVOLTA.

"Um verdadeiro absurdo o tratamento cruel dispensado aos pobres cães que, inocentemente, se aproximam do "santuário" de Fátima. Santuário? É assim mesmo que deveria ser chamado este lugar de tanta barbárie e desumanidade perante a seres indefesos, que não têm como se defender, como pedir socorro?? Não... esse lugar deveria ser chamado de inferno dos animais, onde há carnificina, tortura e flagelação de cães sadios, trancafiados coletivamente em jaulas minúsculas e deixados com fome, sede, frio, calor, exposição direta ao sol, à chuva, e muitas vezes feridos e mutilados cruelmente, aguardando lentamente a morte dolorosa.

Será que pessoas que utilizam e se escondem na palavra de Deus não têm vergonha desse tipo de barbaridade? Os animais são criaturas de Deus também, sencientes, que merecem o cuidado e o respeito dos seres colocados no mundo com a "superioridade" da racionalidade. Onde está esta racionalidade nesse lugar de sofrimento e de sangue? Está sendo utilizado para o mal. 

Muitos dos que vocês julgam ruins, pecadores, não teriam coragem ou sangue-frio para fazer uma maldade como a que vocês fazem no intuito de "limpar" um local "santo"!! Deus vê tudo! Vocês serão cobrados por essas vidas. Ou, será que não acreditam em Deus? Deus que, tanto, dizem trabalhar em Seu nome?? Devem mesmo ser ateus...

Estou encaminhando este e-mail, com cópia para toda a minha lista de amigos brasileiros e estrangeiros, para que o local que vocês andam "limpando" fique realmente limpo, mas limpo de gente. Que esse local passe a viver vazio, sem visitas, sem turistas, deixando vocês de ganhar tanto dinheiro. Pois, é em nome deste que vocês devem estar a trabalhar.

RESPEITEM AS FORMAS DE VIDA, AS CRIAÇÕES DIVINAS, OS SENTIMENTOS, AS DORES!! PAREM DE MATAR EM NOME DE DEUS!!!"
 Vânia Melo 

Crueldade e escândalo: Santuário de Fátima e o abate de animais

Proteste - o abate de animais é conhecido por muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade. (contribuição de Jeane Rodrigues)
 
As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, sejam capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.

Esta caixa está mesmo na parte posterior do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem consegue ficar em pé...

Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adotam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre ao ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.

Mas, existem, também, dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas. Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourem tenha tempo para vir buscá-los.

Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e todos o são, num prazo de poucos dias. Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.

A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente por parte de quem abomina esta situação, a construção do dito canil de proteção de animais perto de Fátima, vai sendo adiada.  A Cãmara esquece a promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para essa construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.

A FAA soube, também, que existe um engenheiro que se reporta diretamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de ação ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar... Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas à área verde que circunda o santuário.

Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, pois os cães, depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.

Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram à noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos perpetados contra os animais  num local "sagrado".

Não sabemos quantos animais foram mortos para a chegada do 13 de Maio e com a vinda do atual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não verá nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.

Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus.  Não é compreensível tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que, eles próprios, profanam e sujam de morte e sangue.

CHINA TRANSFORMA CARNE DE PORCO EM CARNE DE BOI EM 90'

Produto chinês transforma carne de porco em carne de boi em apenas 90 minutos


O Departamento Chinês da Indústria e do Comércio recentemente descobriu um “extrato de carne” utilizado por pequenos restaurantes ao redor de Hefei – cidade de quase 5 milhões de habitantes, a mil quilômetros ao sul da capital Pequim – que magicamente transforma carne de porco em carne de boi.
A China tem uma fama internacional de imitar produtos estrangeiros em solo chinês e vendê-los como se fossem originais. Isso não quer dizer que os chineses não fazem coisas originais também, mas seu talento de reproduzir praticamente qualquer coisa é lendária.
A fama de réplicas de comidas, por sua vez, não é tão difundida assim. No entanto, e por incrível que pareça, isso existe. Há registros de pessoas que “fabricam” ovos utilizando produtos químicos em laboratórios montados em suas próprias casas. E agora, a onda da vez é o aditivo que transforma carne de porco em bife de boi em apenas uma hora e meia.

O produto, “mágico” porém muito questionável, aparentemente se tornou popular em pequenos restaurantes chineses em Hefei, Fujian, Jianxi e outros locais em todo o país. Grande parte do sucesso se dá graças à economia: a carne de boi na China é duas vezes mais cara que a carne de porco: um quilo de bife bovino é vendido por cerca de 20 yuan, enquanto os custos do porco somam apenas10 yuan. Por isso, alguns proprietários de restaurantes decidiram comprar o extrato de carne bovina – o litro sai por 45 yuans – e usá-lo para maximizar os lucros.
Após rumores da propagação do aditivo em toda a China, um repórter local conseguiu colocar as mãos em uma garrafa do extrato e decidiu documentar seus efeitos em uma reportagem. Segundo ele, o produto realmente funciona: apenas 90 minutos depois de tê-lo despejado sobre um pedaço de carne de porco, o alimento já cheirava e se parecia com um bife bovino. A carne muda de cor e fica mais escura. De acordo com o repórter, não há diferença sensível entre a carne real e a versão falsificada.
Enquanto o aditivo dá lucro aos proprietários de restaurante, ele pode não ser tão benéfico assim para a saúde dos consumidores. Médicos afirmam que o uso a longo prazo do produto tem consequências graves, incluindo deformidades e câncer.

DA LINGUAGEM SOCIAL DO XIXI DOS CÃES


Muitas pessoas sabem que os cachorros “marcam território” com urina. Foi o que concluiu uma nova pesquisa: ambos machos e fêmeas competem por status usando altura, ângulo de levantar a perna, localização e qualidade do seu xixi.
Estudos anteriores sobre cães haviam descoberto que fazer xixi em cima do xixi de outro cão era algo que apenas os machos faziam, e que a maioria fazia isso em resposta à urina feminina. Assim, a interpretação anterior era de que os cães machos faziam xixi para ocultar a urina feminina.
O novo estudo amplia essa compreensão. Na verdade, ambos os sexos “contramarcam” (urinam perto de outro xixi) ambos os sexos. A pesquisa também é a primeira a descobrir que “latir” (na verdade “zunir”, ou produzir um som agudo) perto de onde um outro cão urinou é feito mais por cães de alto status.
Os pesquisadores realizaram dois experimentos. Um envolveu a apresentação de urina de cães desconhecidos de várias raças a 48 cães com donos da raça labrador. Cada labrador foi guiado com uma coleira a um “traço de urina”. Ele poderia cheirar, latir ou não reagir ao xixi marcado.
No segundo experimento, os pesquisadores observaram as interações de cães em um parque, documentando 153 urinações e 199 investigações de urina (cheirá-las) de 87 cães machos e fêmeas de diferentes raças, castrados ou não.
Em ambos os experimentos, os pesquisadores também mediram a posição da cauda de cada cão, que estudos prévios haviam descoberto que era sinal de status; quanto mais alto o rabo de um cão é levantado, mais status ele tem.
A pesquisa descobriu que machos e fêmeas eram igualmente propensos a latir próximo ao xixi de um cão desconhecido. Cães com rabos altos/alto status, no entanto, eram muito mais ativos do que outros cães quando se tratava de cheirar a urina de outro cão, e contramarcá-la com seu próprio xixi.
Apesar de ambos os sexos contramarcarem, eles fazem um pouco diferente. Os homens são mais propensos a fazer xixi exatamente em cima da outra urina do que as fêmeas. Machos e fêmeas investigam urinas alheias, e os cães de mais status de ambos os sexos urinam e contramarcam. Alguns cães mais submissos, de baixo status, não contramarcam nenhuma urina ao visitar os parques para cães.
Os machos de alto status expostos a um lugar como um parque para cães são super ativos em marcar território. Eles não param após marcar o primeiro ou segundo ou terceiro xixi.
Segundo os pesquisadores, como os sinais químicos encontrados na urina do cão podem ser cheirados a partir de uma distância segura, pode ser que os cães sejam capazes de “resolver” relações por meio dessas marcas, antes de se encontrarem cara a cara. Por exemplo, a urina pode ajudá-los a decidir qual cão eles querem abordar.
O próximo passo da pesquisa é estudar outros aspectos da urina do cão, como de que forma a esterilização e a castração podem afetar a contramarcação como uma forma de comunicação.
Essa comunicação é importante, porque é possível que os cães sejam capazes de avaliar vários aspectos pessoais, de saúde, estresse, virilidade, dieta, apenas cheirando a urina de outro cão.
Ou seja, segundo os pesquisadores, a contramarcação é uma espécie de perfil do Orkut ou do Facebook da vida social do cão; uma forma de saber quem ele é, facilmente acessível a partir de uma distância segura. [MSN]

NEBULOSA "OLHO DE GATO"


A nebulosa Olho de Gato fica a três mil anos-luz da Terra. Uma nebulosa planetária clássica, a Olho de Gato (NGC 6543) representa a fase final, breve e gloriosa da vida de uma estrela semelhante ao nosso sol.
A estrela central da nebulosa, que está morrendo, pode ter produzido um padrão simples de conchas concêntricas de poeira (parte exterior) através do encolhimento de camadas exteriores em uma série de convulsões regulares. Mas a formação das belas e complexas estruturas internas do objeto estelar não é bem compreendida.
A imagem, bastante nítida, foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble. O “olho cósmico” tem mais de meio ano-luz de diâmetro. Segundo astrônomos, quando se olha para a nebulosa Olho de Gato, pode-se muito bem estar vendo o destino do nosso sol, que deve entrar na fase de nebulosa planetária daqui cerca de cinco de bilhões anos. [NASA]


SILVIA 

Gato oficial do premiê tem 'roupa de gala'

28/04/2011 11h10 - Atualizado em 28/04/2011 12h28, em http://www.globo.com/ 

Gato oficial do premiê tem 'roupa de gala' para festa do casamento real

Larry recebeu gravata-borboleta com as cores britânicas.
Downing Street celebrará boda de William e Kate com festa de rua.

Do G1, com AFP
Larry, o 'gato oficial' da residência do premiê britânico, 'prova' gravata-borboleta com as cores do país, que vai usar na festa dada pelo primeiro-ministro para celebrar o casamento do Príncipe William e de Kate Middleton, que vai ocorrer nesta sexta (Foto: AFP)Larry, o 'gato oficial' da residência do premiê britânico, 'prova' gravata-borboleta com as cores do país, que vai usar na festa dada pelo primeiro-ministro para celebrar o casamento do Príncipe William e de Kate Middleton, que vai ocorrer nesta sexta (Foto: AFP)
Larry foi 'contratado' pelo gabinete britânico para perseguir os ratos de Downing Street (Foto: AFP)Larry foi 'contratado' pelo gabinete britânico para perseguir os ratos de Downing Street (Foto: AFP)


16/02/2011 09h23 - Atualizado em 16/02/2011 09h23

Gato de premiê britânico 'ataca' repórter no 1º dia na residência oficial

Larry foi trazido para combater ratos.
Mas sua primeira vítima foi uma jornalista que tentou pegá-lo no colo.

Do G1, em São Paulo
Reportagem mostra momento do arranhão na repórter  (Foto: Reprodução/ Daily Mail)Reportagem mostra momento do arranhão na
repórter (Foto: Reprodução/ Daily Mail)
O novo gato Larry, trazido pelo premiê britânico, David Cameron, para caçar os ratos da residência oficial fez sua primeira vítima nesta terça-feira (15). Mas, ao invés de ratos, o gato malhado de 4 anos atacou uma jornalista que gravava dentro da casa de Cameron, noticiou o jornal britânico 'Daily Mail' em seu site.
Segundo a reportagem, a repórter Lucy Manning deixou o local com quatro arranhões em seu braço, depois que tentou pegar o gato no colo. Larry se uniu a Cameron e sua família no combate aos ratos, depois que um inconveniente roedor foi flagrado mais de uma vez na escadaria da mais famosa residência londrina.
No mês passado, o governo anunciou não ter planos para a adoção de um novo gato, mas o porta-voz oficial do premiê afirmou esta terça-feira que Cameron "certamente foi persuadido de que esta seria uma boa ideia".
"Enquanto viveu no abrigo Battersea, Larry demonstrou ter um instinto de predador muito forte e se divertia brincando com ratos de brinquedo", explicou o porta-voz.


15/02/2011 12h45 - Atualizado em 16/02/2011 09h25

Novo gato do premiê britânico chega à residência oficial em Londres

Larry, de 4 anos, vai 'tomar conta' dos ratos de Downing Street.
Decisão de contratá-lo foi tomada após TVs filmarem os roedores.

Do G1, com agências internacionais
O premiê britânico, David Cameron, apresentou nesta terça-feira (15) seu mais novo aliado na luta contra uma mazela que tem tirado o sono dos moradores do número 10 da Downing Street: um gato chamado Larry, dono de um forte instinto predador, que vai caçar os ratos da residência oficial do primeiro-ministro.
O gato malhado de 4 anos deixou o abrigo londrino da organização inglesa Battersea Dogs & Cats Home para se unir a Cameron e sua família no combate à praga, depois que um inconveniente roedor foi flagrado mais de uma vez na escadaria da mais famosa residência londrina.
Larry, o novo gato do premiê britânico, David Cameron, chega engaiolado à residência oficial, no número 10 da Downing Street, em Londres, nesta terça-feira (15). (Foto: Reuters)Larry, o novo gato do premiê britânico, David Cameron, chega engaiolado à residência oficial. (Foto: Reuters)
No mês passado, o governo anunciou não ter planos para a adoção de um novo gato, mas o porta-voz oficial do premiê afirmou esta terça-feira que Cameron "certamente foi persuadido de que esta seria uma boa ideia".
"Enquanto viveu no abrigo Battersea, Larry demonstrou ter um instinto de predador muito forte e se divertia brincando com ratos de brinquedo", explicou o porta-voz.
Larry tira uma soneca logo após chegar à casa do premiê (Foto: AP)Larry tira uma soneca logo após chegar à casa do premiê (Foto: AP)
"Antes de morar em Battersea, Larry era vira-latas, portanto estava acostumado a se virar para encontrar comida nas ruas", acrescentou.
"Não temos garantia de nada, mas seu comportamento em Battersea convenceu toda a equipe de que ele está à altura da função de desratização", emendou.
A aquisição de Larry ocorreu depois que um rato foi filmado por acaso em dois boletins noticiosos correndo nas proximidades da porta pintada de preto da entrada principal da residência do premiê, no centro de Londres.
Downing Street não tinha bichanos desde a gata Sybil, que foi viver ali com o então ministro das Finanças Alistair Darling, em 2007, mas voltou para Edimburgo seis meses depois, por ter tido dificuldades em se adaptar à vida corrida do centro da capital inglesa.
Larry, o novo gato de Downing Street, é clicado nesta terça-feira (15) antes de ir para seu novo lar. Ele vai morar na residência oficial do premiê britânico, retomando a tradição de gatos da casa. A decisão de 'contratar' Larry foi tomada depois que um r (Foto: AFP)Larry, o novo gato de Downing Street, é clicado nesta terça-feira (15) antes de ir para seu novo lar.  (Foto: AFP)
Sybil foi o primeiro gato a morar nesta importante rua desde o lendário Humphrey, um vira-latas que viveu ali desde a época de Margaret Thatcher e sobreviveu a John Major.
Em 1997, Tony Blair mandou Humphrey para o retiro em meio a fortes especulações de que sua esposa, Cherie, teria exigido sua saída.
Humphrey constava da folha de pagamento e recebia 100 libras (US$ 160) por ano, previstos no orçamento do gabinete.
Mas com a coalizão governamental de Cameron na mira da ira popular devido aos cortes nos serviços públicos, nada foi comentado por enquanto sobre de onde virá a verba para custear as despesas de Larry.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

LIÇÃO DE VIDA PARA O OCIDENTE

(COLABORAÇÃO DE PAULO TESTA)
A carta abaixo foi escrita por um imigrante vietnamita que é policial no Japão (Fukushima). Foi enviada a um jornal em Shangai que traduziu e publicou. 

Querido irmão,                                                       
                                                                
Como estão você e sua família? Estes últimos dias tem sido um verdadeiro caos. Quando fecho meus olhos, vejo cadáveres e quando os abro, também vejo cadáveres.                        
                                            
Cada um de nós está trabalhando umas 20 horas por dia e mesmo assim, gostaria que houvesse 48 horas no dia para poder continuar ajudar e resgatar as pessoas. Estamos sem água e eletricidade e as porções de comida estão quase a zero. Mal conseguimos mudar os refugiados e logo há ordens para mudá-los para outros lugares. 
                               
Atualmente estou em Fukushima – a uns 25 quilômetros da usina nuclear. Tenho tanto a contar que se fosse contar tudo, essa carta se tornaria um verdadeiro romance sobre relações humanas e comportamentos durante tempos de crise.   
       
As pessoas aqui permanecem calmas – seu senso de dignidade e seu comportamento são muito bons – assim, as coisas não são tão ruins como poderiam. Entretanto, mais uma semana, não posso garantir que as coisas não cheguem a um ponto onde não poderemos dar proteção e manter a ordem de forma apropriada.                                                                     
Afinal de contas, eles são humanos e quando a fome e a sede se sobrepõem à dignidade, eles farão o que tiver que ser feito para conseguir comida e água. O governo está tentando fornecer suprimentos pelo ar enviando comida e medicamentos, mas é como jogar um pouco de sal no oceano.                                                        
Irmão querido, houve um incidente realmente tocante que envolveu um garotinho japonês que ensinou um adulto como eu uma lição de como se comportar como um verdadeiro ser humano.                                      
Ontem à noite fui enviado para uma escola infantil para ajudar uma organização de caridade a distribuir comida aos refugiados. Era uma fila muito longa que ia longe. Vi um garotinho de uns 9 anos. Ele estava usando uma camiseta e um par de shorts. Estava ficando muito frio e o garoto estava no final da fila. Fiquei preocupado se, ao chegar sua vez, poderia não haver mais comida. Fui falar com ele. Ele disse que estava na escola quando o terremoto ocorreu. Seu pai trabalhava perto e estava se dirigindo para a escola. O garoto estava no terraço do terceiro andar quando viu a tsunami levar o carro do seu pai.          
                                                                
Perguntei sobre sua mãe. Ele disse que sua casa era bem perto da praia e que sua mãe e sua irmãzinha provavelmente não sobreviveram. Ele virou a cabeça para limpar uma lágrima quando perguntei sobre sua família.

O garoto estava tremendo. Tirei minha jaqueta de policial e coloquei sobre ele. Foi ai que a minha bolsa de comida caiu. Peguei-a e dei-a a ele. “Quando chegar a sua vez, a comida pode ter acabado. Assim, aqui está a minha porção. Eu já comi. Por que você não come”?
 
Ele pegou a minha comida e  fez uma reverência. Pensei que ele iria comer imediatamente, mas ele não o fez. Pegou a bolsa de comida, foi até o início da fila e colocou-a onde todas as outras comidas estavam esperando para serem distribuídas.     
                                        
Fiquei chocado.  Perguntei-lhe por que ele não havia comido ao invés de colocar a comida na pilha de comida para distribuição. Ele respondeu: “Porque vejo pessoas com mais fome que eu. Se eu colocar a comida lá, eles irão distribuir a comida mais igualmente”.     
                          
Quando ouvi aquilo, me virei para que as pessoas não me vissem chorar.

Uma sociedade que pode produzir uma pessoa de 9 anos que compreende o conceito de sacrifício para o bem maior deve ser uma grande sociedade, um grande povo.    
                          
Bem, envie minhas saudações a sua família. Tenho que ir, meu plantão já começou.  
                                                               
Ha Minh Thanh 

Vejam que interessante - morreram mais de 15 mil pessoas no Japão - em dois desastres que fazem com que as nossas enchentes sejam coisas evitáveis (e são, basta as pessoas terem vergonha !).
O que podemos aprender com o Japão?


DEZ COISAS A SEREM APRENDIDAS PELO EXEMPLO DO JAPÃO

1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.
2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.
3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.
4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.
6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?
7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.
9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.
10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

MULHERES SEM ESPAÇO, AINDA


Ao longo do tempo, ao longo dos séculos, ao longo dos anos, pouco a pouco, muito timidamente, em alguns locais do planeta, soe-se dizer que as mulheres conquistaram a independência e o reconhecimento dos homens.

Será mesmo que aquela mulher que devia ser subjugada ao homem porque extraída da sua costela é vista, atualmente, como a parceira do homem?  Mulher, aquela que extraída da costela do homem deveria estar-lhe ao lado, lado a lado, em igual nível, justamente porque extraída da costela, da lateral do homem. Será mesmo?

Tradicionalmente, na Igreja e na sociedade colonial brasileira a mulher estava em terceiro plano, atrás mesmo das prestigiadas comadres. Na atual sociedade, os casamentos de alto padrão têm maior dificuldade em serem desfeitos por conta dos interesses familiares que sempre, e ainda, estão em jogo ou pelo fato dos homens não aceitarem a nova "liberdade" feminina.  Então,  para o homem o caminho é sempre livre, sejam solteiros, casados ou separados-divorciados. Para a mulher todos os empecilhos são justificáveis para impedir-lhe de recomeçar uma nova vida.

Se há décadas ou séculos (já...) a mulher sentava-se distante do homem na igreja, hoje, ainda que participe na liturgia, há momentos em que a igreja – alegoricamente, é claro – faz-nos relembrar a “inferioridade” da mulher.  Pelo menos é isto que me ocorre.

Ocorre-me pensar dessa maneira quando, adentrando-me em certa igreja, das mais visitadas e freqüentadas de Salvador, vejo os altares femininos faceando os masculinos e, vendo o lado do qual os escravos assistiam à missa, percebo grande diferença no que concerne a abordagem de gênero.

No pequeno espaço, lado masculino, a decoração chega a ser opressiva por conta do volume dos objetos escultóricos aí expostos.  No lado feminino, paredes vazias, um estrado de madeira, restos de um presépio, uma escada suja.  Enfim, depósito de materiais que poderiam estar estocados em outro ponto do imenso complexo eclesiástico (igreja e convento).

A limpeza do lado feminino, somente, já bastaria para prestigiar, também, a mulher porquanto trata-se de completar o lado feminino da igreja, vez que a discrepância com o lado oposto chega a ser chocante. 

Prestigiaria a igreja, tão bela e tão rica, com um “detalhe’” tão decadente, e, finalmente, prestigiaria a Igreja, já que a mulher, igualmente, é Criação do Senhor e, porquanto descendente de Eva, é tão pecadora quanto o próprio Adão do qual o gênero masculino é originário.

Silvia Vannucci Chiappori
22.04.2011

PÁSCOA 2011

Querida Família,
Caros Amigos,

Celebramos nesta Páscoa de 2011, mais uma vez, a memória de Jesus Cristo, sua Paixão que nos salva e, sua gloriosa Ressurreição seguida da sua Ascensão ao Céu que nos sinalizam a oportunidade para uma Nova Vida.

Uma Nova Vida que se inicia ou ressurge, no caso de termos nos desviado da nossa rota de Vida. Pois, a divisão destrói a Fé e aniquila o Amor. 

É dando que se recebe. É sacrifício lutar pela Justiça.  É necessário fazer brotar a Paz.  É Ofertório a vida entregar.  O grão que cai na terra só vive se brota. E, é da espiga que se originará o pão, símbolo da Vida. 

Assim sendo, nesta Páscoa desejamos a todos nós a oportunidade para celebrarmos e agradecermos o exemplo que nos foi dado e ensinado por Jesus Cristo, e, ao mesmo tempo, ensejar a todos nós a oportunidade de, seguindo seu exemplo, torná-lo mais conhecido e amado no mundo inteiro.  Para tanto, devemos trabalhar pela promoção do Verdadeiro Amor, Doação e Desprendimento que, por sua vez, promoverão nossas almas para mais perto do Senhor, através da obtenção da real Comunhão e da genuína Paz entre os homens do mundo, razão do seu Nascimento e da Doação de Sua Vida.   

Se, através da vivência do exemplo de Seu Filho Unigênito Jesus Cristo,  o Senhor habitar nossos corações, o Amor os governará propiciando a Paz entre os homens do mundo.

Assim sentimos a mensagem do Senhor Jesus Cristo ao celebrarmos seu Nascimento (Natal), sua Morte e sua Ressurreição.  Ou seja, o porquê Ele esteve no meio de nós.

BOA PÁSCOA PARA TODOS, CRISTÃOS OU NÃO. Afinal, no melhor do Espírito Cristão, somos todos filhos do Pai e todos dignos de celebrar o autêntico significado da Páscoa do Senhor.

Um Forte Abraço a TODOS,
Silvia e Téo (Dino Secondo)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FRANCISCA

Entrando no Largo Quincas Berro D’Água eu a vi, sentadinha sobre as pernas traseiras, o rosto todo preto, como se centenas de ácaros aí estivessem alojados, os olhos tapados por muito pus. Teria uns quatro meses, talvez mais.

Como eu aí entrava a trabalho, tratei de fazer procurarem uma caixa para que à tarde, ao final do meu dia, eu a pudesse levar para casa a fim de cuidá-la.

E, assim fiz. Ela havia se escondido numa caixa de passagem de cabos elétricos extremamente grossos e aí estava sentadinha da mesma forma, respirando com muita dificuldade.

Telefonei para a veterinária e soube que voltara para casa sentindo-se mal e estava deitada.  Então, não podia contar com ela, pelo menos à noite.

Coloquei Francisca na caixa e viemos para casa, ela totalmente dócil e conformada com a viagem. O cheiro de carniça era muito forte.

Aqui chegadas, coloquei-a na gaiola grande já preparada para receb-la e, então, iniciei o processo de limpeza do seu rosto, pescoço e patinhas.  Havia um graveto enfiado em sua boca. Retirei-o e veio repleto de pus. O nariz estava tapado por pus.  A boca, muito ferida, com bastante sangue, limpei o melhor que pude utilizando gaze e soro fisiológico. Como estivesse muito desidratada não ousei aplicar-lhe nenhum antibiótico subcutâneo e, então, optei por colírio de cloranfenicol que pinguei dentro de sua boca ferida a guisa de desinfetante. Ela, reconhecida, ronronava agradecida.

Deixei-a descansando bem coberta e uma hora depois voltei para ver como estava. Dormia profundamente. Mais uma hora e encontrei-a sentada sobre as quatro patinhas de novo com dificuldade respiratória e com o sangue a pingar-lhe da boca. Novamente limpei o nariz e os olhos que estavam novamente cheios de pus e como anteriormente, pinguei Tobramicina nos olhos. Decidi, então, diluir Capstar e injetá-lo em sua boca infestada de morotós, donde o liquido sanguinolento a pingar-lhe da boca e o imenso mau cheiro.

Então, deixei-a deitada e coberta e mais tarde conferi, novamente.  Saíra do bercinho que eu lhe preparara, e estava sentada sobre as quatro patinhas junto à parede lateral da gaiola. Cobri-a e deixei-a tranqüila, já que respirava bastante bem. Fui dormir.

Quatro horas depois, fui vê-la. Novamente tinha os olhos repletos de pus e o nariz, também.  Compreendi que havia uma infecção em sua boca e que o pus subia pelo nariz e atingia os olhos. Limpei, novamente, o melhor que fui capaz e vendo que havia morotós mortos e a boca desinchara e não havia mais sangue, com uma pinça tentei retirar alguns deles de sua boca. Ela até facilitava o abrir-lhe a boca não oferecendo resistência.  Contudo, tinha dor e seus lábios estavam sem cor. O interior da boca estava bastante “limpo” embora eu não o conseguisse visualizar plenamente. Não podia forçá-la, não podia machucá-la mais.

Então, optei por lavar novamente com o colírio e, penso, talvez, excedi a quantidade, considerando as mais horas passadas sem hidratação. Tinha muito menos pus saindo-lhe dos olhos com os quais enxergava perfeitamente.  O nariz estava bastante limpo e, dentro do possível, respirava livremente.

Então, às 08:00h, partimos para a casa da veterinária que dela cuidaria até o dia seguinte. Aí chegadas, embora ela estivesse prostrada, respirava e parecia haver tolerado a viagem dentro da sacola acolchoada. Olhava-me confiante.

Entregue à veterinária, esta encontrou-a morta. Não resistira a mais uma viagem, três quarteirões entre a casa e a clínica, e, assim, repentinamente, abandonou-se nos braços do Senhor.

Tão cedo não esquecerei o seu ronronar carinhoso e reconhecido. Tão cedo não esquecerei aqueles olhos olhando-me tranqüilos, confiantes e agradecidos. Tão cedo não esquecerei que, talvez, o excesso de confiança a tenha matado já que, embora eu estivesse utilizando um colírio, quem sabe, ele foi excessivamente forte para o seu corpinho depauperado e desidratado.

Pobre Francisca! Quanto sofrimento! E, como gato que era, sequer um gemido! Em momento algum!  Quanto estoicismo!

Quanto nos ensinam os animais ainda que pequeninos, indefesos e vítimas de maus tratos como foi, sem dúvida, o caso dela, de acordo com o informe do Segurança do Quincas Berro D’Água.

Perdão, Francisca.

Silvia Vannucci Chiappori, 19.04.2011

Você come cocô de gato?

Falha da Globo! Divulguem!!!

Você come cocô de gato? Pelo visto, os roteiristas das novelas da Globo, sim!
Ignorantes e despreparados, deram uma falsa informação na novela das 9, ou seja, de que a toxoplasmose é transmitida pelos gatos só de encostar ou fazer carinho neles.

Os gatos são portadores, mas a pessoa tem que mexer nas fezes do gato e colocar a mão na boca para contrair a doença. Se você tem o mínimo de higiene, isso não acontece, certo?
A toxoplasmose está em verduras mal lavadas e carnes mal cozidas.
Milhares de gatos serão abandonados nos próximos dias e semanas porque a maioria da população não sabe disso.
Colaboração de Salyma Freitas

sábado, 2 de abril de 2011

MATOU, PAI?!

MATOU, PAI?!
Silvia Vannucci Chiappori


-- Matou, pai?!
-- Matei sim, filho.

Matei a possibilidade de vê-lo crescer com mais amor ao próximo do que eu sou capaz de sentir.

Matei a possibilidade de vê-lo crescer um construtor da paz, da comunhão e do amor entre os homens da terra.

Matei a possibilidade de torná-lo um homem pacifista, defensor dos animais, do meio ambiente e do nosso planeta. 

Matei a possibilidade de torná-lo um homem forte, corajoso, livre de medos como os meus próprios.

Matei a possibilidade de fazê-lo crescer um homem de caráter, livre de preconceitos.

Matei a possibilidade de transformá-lo em um homem cuja palavra séria e convincente é mais forte do que a arma que carrego em punho até para receber amigos.

Matei a possibilidade de vir a orgulhar-me do meu filho cuja postura afastará dele próprio ou daquele a ele próximo, qualquer ameaça de violência originaria dele mesmo.

Matei a possibilidade de ter um filho Homem.

               
Caetano Wakamono (moço, jovem) passou a conviver conosco aos 15.02.2008.  Era um ser dócil, carinhoso e muito amoroso. Seu gesto preferido era o de afagar o meu rosto, carinhosamente. Tinha olhos sempre inquiridores e extremamente meigos.
Há sete dias, no dia 27 de Março 2011, por volta das 01:30h, com uma enorme vara de madeira, meu vizinho agrediu-o. Consequentemente, Caetano faleceu.
Enorme falta me faz. Morte injusta pelo que ele era: Um gato. Um gato muito amoroso.
Morte justa para meu vizinho: o justiceiro exterminador, pai, quem sabe de um futuro “serial killer”.